sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DÉCIMO DIA - illhas FLUTUANTES - os UROS - o e PORTAL STARGATE -

O dia amanhece nublado, nos dirigimos ao porto para subir na embarcação que nos levaria para conhecer o povo UROS, que vivem em ilhas flutuantes, são aproximadamente 2000 pessoas, o trajeto dura em torno de quarenta minutos e logo estávamos atracando numa das ilhas flutuantes, começa a chover e fomos muito bem acolhidos pelos nativos que nos levaram às suas casas de palha para nos abrigarmos da chuva,  nos foi explicado naquele local o modo de vida que eles levavam e sua cultura, logo parou de chover e o sol lascou a pinha, aportamos então em uma canoa feita de junto  e nos conduziram à um outro passeio milenar por entre as ilhas, conhecemos uma nativa que nos levou a sua casa, lá nos ofereceu vestimentas típicas para que pudéssemos experimentar melhor o seu modo de viver, aproveitamos e sacamos várias fotografias, após três horas naquele local pegamos outro barco para retorno à  margem em PUNO, almoçamos e em conversa com nativos locais descobri que há 75km pela margem do lago havia uma lenda que rezava que nativos locais viam luzes em um certo portal em formações rochosas em um local chamado cavalo cansado, o rumo a tomar era em direção à Bolívia. Peguei o veiculo de transporte e nos dirigimos ao tal portal, saímos as 15:00 hrs, no caminha o visual era incrível, circundávamos o lago Titicaca lentamente, o transito naquele local é caótico, após uma hora chegamos próximo ao local indicado, iniciamos assim uma investigação aos nativos daquela paragem até que enfim encontramos o local. Nossa,  realmente o portal se desenhava em forma perfeita nas formações que ficavam encravadas por entre as plantações dos nativos, observando de longe o local me lembro o filme stargate, de repente surge um homem que nos comenta que é pago para cuidar do local e que nos cobraria um sole( R$0,40) para adentrarmos na formação rochosa, não houve problema pois não foi muito fácil chagar ao portal com a cadeira de rodas, mais uma vez o Eduardo teve de fazer muita força ajudado pelo guia local e pela orientação sempre segura da TIKA. Já era noite quando chegamos de volta a Puno, jantamos e nos preparamos para a partida de lá no dia seguinte em direção a AREQUIPA, uma das maiores cidades do sul do PERU.

Mancado do Dia: esqueci os documentos do veiculo no hotel, muitas barreiras policiais paravam os veículos, por sorte não fomos presos, circulamos parte do Titicaca que fica na fronteira com a Bolívia, a policia sempre ficava atenta ao trânsito naqueles locais.

Acontecimento do Dia - no portal encontrei um fragmeto de pedra, o trouxe comigo  ficará exposto em mina casa para os visitantes curiosos e hávidos por ficção e lendas vivas.