sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DECIMO PRIMEIRO DIA- de PUNO a AREQUIPA - fazendo a volta no SUL DO PERU


Partimos por volta das 09:00 de Puno, chovia pouco, fazia frio, oito graus, torcemos para que a rodovia não estivesse com obstáculos como no dia de nossa chegada, correu tudo bem, a rodovia estava limpa, mas não consegui imprimir velocidade superior a 80km/h, a tika dormiu quase todo o percurso, antes porém havia se queixado de dores abdominais, o que me deixou preocupado, chegamos à meia tarde  em Arequipa e todos estavam bem de saúde. No caminho a Arequipa chegamos a altitude de 4.400 m.s.n.m , muitas curvas e uma paisagem exuberante, pouca antes de chegarmos a Arequipa avistamos um imenso vulcão que visitaremos na manha seguinte, pois somente pela manhã o clima nos favorece para fotos e passeios pelo local. Já em Arequipa passeamos pela cidade em especial pela praça da armas, lá contatamos uma agencia turística que nos levará neste domingo à um tour nos principais locais da cidade, a noite iremos assistir ao jogo do Brasil x Argentina pelo sul americano sub-20.

Pesquisa cultural :
Fonte : Wikipédia
 A cidade teria sido fundada no dia 15 de Agosto de 1540, pelo explorador espanhol, Francisco Pizarro, no local de uma antiga cidade inca, sendo a data ainda festejada pelas gentes locais. Outras datas ficaram também na história da cidade, dada a sua localização numa área sujeita a manifestações sísmicas e vulcânicas, devido à pressão entre as placas tectónicas da América Latina e do Oceano Pacífico. Nos anos de 1687 e de 1868, ocorreram dois terramotos, destruindo grande parte da área construída da cidade, inclusivamente a Basílica Catedral de Arequipa.
Em 2000, o Centro Histórico da Cidade de Arequipa foi inscrito na lista de cidades Património Mundial, devido à arquitetura ornamentada, sendo grande parte dos edifícios construídos numa espécie de rocha vulcânica de cor branca, designada de "sillar". A morfologia da cidade é marcada pela Plaza de Armas, centro público de convívio, onde se encontra a Igreja Catedral de La Compañia, que constitui a área central do centro histórico da cidade e que é considerada a mais bela praça do país, revelando perfeita integração e cruzamento cultural entre as características nativas e o mundo europeu.
De referência são ainda alguns monumentos, como o Convento de Santa Catalina, datado de 1580, expandido no século XVII, onde cerca de 450 freiras viveram isoladas do mundo exterior, e o convento franciscano de La Recoleta, próximo do rio Chili, datado de 1648 e que possui uma biblioteca com mais de 20 000 livros, dos quais o mais antigo data de 1494.

Nenhum comentário:

Postar um comentário