terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

QUINTO DIA DE VIAGEM - DE NAZCA a CUSCO - the best on road driver fear

Saímos cedo de Nazca, oito da manhã, aparentemente me parecia fácil percorrer setecentos quilômetros antes do anoitecer, mas não foi nada fácil, me atrevo a dizer que foi o percurso mais sinuoso e perigoso que já fiz em minhas andanças pelas rodovias da América do Sul

logo que saimos de Nazca a estrada mostrou a cara

voce chega rápido aos 4000 mnsm

tem trânsito pesado - preste bem atenção !

a pista é boa , o movimento é baixo, mas fique atento

, saímos no nível do mar e nunca consegui imprimir velocidade superior a sessenta quilômetros horários, em três horas de viagem estávamos a quatro mil metro de altitude, o cenário é algo indescritível, mais uma hora de viagem  e estávamos a quatro mil e setecentos sobre o nível do mar,
paisagens a partir de 4.200 msnm

voce vai a 4.400 e depois desce o vale, para novamente subir -- 11 horas mantendo a mesma rotina de sobe e desce

por vezes os nativos ocupavam a rodovia com os seus rebanhos

sempre sorrindo os peruanos ficavam alegre em nos ver - pareciamos alienígenas

descemos a quatro mil novamente e paramos em uma aldeia inóspita para comer algo(Pampamarca), o que aconteceu então foi surreal, descemos em um lugar que parecia que estava ali há uns cem anos, as fotos irão comprovar, indígenas nos servindo comidas
 dispensa do restaurante

crianças curiosas com os visitantes

Tika em o CONTATO

, uma cachoeira descia as montanhas entre um chuva fria e uma temperatura de cinco graus, comemos truta frita com batata e acabamos adquirindo umas tocas de alpaca.

Agua que desce a montanha, escorre na pista e desagua no rio ao centro do vale

Seguindo a viagem uma nova cadeia de montanha nos aguardava, desta vez descendo um vale fantástico, ocorreu algo que até então não tinha ocorrido, pedras obstruiam a pista vindas junto ao roldão dágua que encarreirava do alto, de trechos em trechos haviam corredores para escoar a agua na propria rodovia, o que não contávamos era com enormes pedras roliças, veja as fotos:

a chuva da noite trouxe pedras à rodovia
 o tracionamento 4x4 awd do sedan ajudou a transpor os obstaculos
até mesmo os caminhões paravam para afastar as pedras maiores

foi um sobe e desce até CUSCO, chegamos à noite pois não foi possível chegar antes do anoitecer(no Peru escurece as 18:00, lembrando que o fuso horário lá é de menos tres horas) .

Pousada em Cusco

Jardim da pousada, quartos ao fundo.
Já em Cusco uma pousada maravilhosa nos aguardava, pois reservas já haviam sido feitas. O Mal das alturas começou e eu e o Eduardo tínhamos dores de cabeças horríveis, bebemos o chá de coca , mas não adiantou muito, pois o recomendável é um descanso prolongado.

Observações da  TIKA

Chegando em Cusco fomos encontrar o hotel onde já havíamos feito uma reserva, ficamos muito bem hospedados no Llipimpac – hospedagem familiar. Quando entramos ficamos encantados com a arquitetura do local, pousada de arquitetura colonial, está localizado no centro histórico de Cusco, em um local tranquilo, mas ainda é muito perto do movimentado centro da cidade.Estávamos todos cansados queríamos mesmo um bom banho e nos alimentar, dormir, e ter energia para curtir e explorar a cidade de Cusco logo na manha seguinte. Então resolvemos fazer um pedido de pizza para não precisarmos sair da pousada, ah! a pizza estava ótima!!!