quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SEXTO DIA DE VIAGEM - CUSCO e os TEMPLOS INCAS

Cusco vista do alto
 

Templo do Sol, descoberto após terremoto de 1950
 
Réplica de inscrições em chapas de Ouro - foram todas derretidas pelos espanhois e encaminhadas por navios à Espanha.
Já em Cusco desde a noite anterior saímos logo cedo para conhecermos o templo do Sol no centro da cidade, o templo foi descoberto há  cinqüenta anos após um grande terremoto , pois os conquistadores espanhóis tinham coberto o templo com uma igreja, o terremoto destruiu a igreja, mas não os templo do sol, percebi que a cidade tem muitas igrejas, e é claro todas sobre templos INCAS.


simetria nas construções Incas

Pela tarde contratamos um guia motorizado que percorreu os arredores da cidade em sítios arqueológicos, visitamos o templo da água e também um grande templo da serpente.


quanto mais polida as pedras mais sagrados eram os templos




 Não pretendo neste blog abordar questões da história dos povos americanos, portanto quem quiser saber mais sobre os INCAS e seus templos deverá efetuar pesquisas, apenas farei breves relatos sobre os lugares visitados e os acontecimentos mais importantes de cada dia, mas não vou negar que os INCAS tinham uma filosofia de vida fantástica.


templo das aguas

janelas ao fundo onde eram alocadas as esposas mumificadas dos reis incas

agua obedece a uma sincronia



templo onde eram feitas as mumificações e preparação dos corpos

especie de anfiteatro inca

 No sexto dia chegamos a noite na pousada, fomos direto comer algo e depois dormir; as dores de cabeça já passaram e podemos nos locomover tranqüilos, afinal CUSCO fica a três mil e trezentos metros acima no nível do mar. Na volta das visitas aos templos paramos para ver as artesanias de cusco:




 Amanhã será um grande dia , pois iremos à uma cidade que fica há duas horas daqui pegar um trem que nos levará a Águas Calientes, lá pernoitaremos e pela manhã bem temprano subiremos a cidade perdida de Matchupichu, estamos ansioso, eu pessoalmente sei que não será nada fácil percorrer as ruínas que ficam encravadas em uma sequencia de montanhas, mas o desafio me motiva ainda mais.
bairo de Cusco

Noite em Cusco - Bares fervilham

Nenhum comentário:

Postar um comentário